ANIVERSÁRIO... COMEMORÁ-LOS OU NÃO????



Há exatamente 03 anos não comemoro mais o meu aniversário. Não que eu não seja agradecida a Deus por me conceder mais um ano de vida, a vida é um milagre e Deus tem me presenteado há 40 anos com este milagre chamado “vida”, porém não tem como passar uma borracha em cima de tudo que aconteceu, não tem como apagar da memória aquele triste dia 21/04/2011, quando eu conheci a pior dor do mundo, quando a tristeza e saudade passaram a ser minhas constantes companheiras, quando meu mundo perdeu a cor, meus olhos o brilho e a alegria se afastou de mim.


Aprendemos muito com a dor, principalmente com a dor da perda de um filho. Jamais voltarei a ser quem eu era, porém hoje eu vivo uma vida de verdade, nada de artifícios ou de aparências, valorizo cada momento e procuro nesta e em outras datas especiais estar ao lado das pessoas que amo. Sem coloridos, sem comemorações. 


Como sou uma pessoa transparente não posso deixar de dizer que minha gratidão por mais um ano de vida seria completa se não faltasse hoje um pedaço de mim, se não faltasse minha filha ao meu lado. Eu daria minha vida por ela. É impossível para uma mãe esquecer o filho que se perdeu. É simplesmente impossível deixar de pensar nela, porque Não quero esquecer. Ela vive em minha memória, em meu coração. Esquecê-la significaria não ter mais sequer a sua lembrança e isso sim, seria pior do que a morte. 


Filha, em todos os momentos da minha vida, sejam eles bons ou ruins, você estará presente. Porque somos um único ser, eu vivo por você e você vive em mim. Suas lembranças ficaram pra sempre guardadas em meu coração, em minha mente, em minha vida.
Te amo eternamente!

OBRA PRIMA



Deus pegou o amor
E uma gota de mel
Algumas cores do arco-íris
E um pincel
E com todo carinho
Começou te desenhar


Teu cabelo, tua pele
Teu sorriso e teu olhar
E guardou você
Bem aqui dentro de mim
E me ensinou te amar
Cada dia mais e mais


Mais que uma obra-prima
O seu valor não tem igual
Antes mesmo que eu sonhasse
Deus me deu você
E nada nesse mundo
Vai nos separar


Porque eu sou você,
Você sou eu
Você é o amor de Deus por mim
(Débora Graciano)

MINHA DOR



Minha dor

Não estou aqui para ser exemplo pra ninguém, porém querendo ou não você não tem escolha, a vida não te ensina a ser forte, ela te obriga. Mas isso não é sinônimo de superação, isso não quer dizer que a pessoa não sofra, ou que não esteja doendo.

É muito comum diante de uma perda, nos deparar-mos com pessoas que insistem em nos dizer frases prontas, que nem elas mesmas sabem o peso que tem.

Conheci nesta página (não vou citar o nome), uma pessoa, que em um acidente de carro, perdeu esposo, 2 filhos e sua vó , resumindo: ela foi a única sobrevivente, porém o que muitos não sabem, é que ela travou uma batalha muito grande pela vida, ficou entre a vida e a morte durante dias, os médicos não acreditavam que fosse sobreviver, mas... sobreviveu.

... O que nem ela mesma sabia era que quando finalmente estivesse fora de perigo eminente de vida, teria que buscar forças não sei de onde para aprender a viver sem as pessoas que mais amava: Seu esposo e seus filhos (uma menina linda e um menino encantador).

Ao longo desses acontecimentos, muitas vezes ela se depara com pessoas (familiares, amigos, entre outros) que lhe dizem coisas do tipo: - Eu não suportaria! – Se fosse comigo teria morrido junto?

Bom a pergunta que eu faço, ou melhor as perguntas que eu faço são: Você acha realmente que ela teve escolha? Você acha que é fácil para ela levantar todos os dias e se vê sem as pessoas que ama? Você não acha que se ela pudesse escolher essa história não teria tido um outro final?

Ninguém faz idéia da dor que esta pessoa sente, da força que ela precisa ter para levantar da cama todos os dias e lidar não só com a dores físicas, mas com a dores da alma, com a dor da ausência de não só uma pessoa, mas de toda uma família.

Ninguém, eu digo ninguém supera uma PERDA, o que aprendemos ao longo do tempo é conviver com a dor que ela nos causa. O mundo não para pra nos ver sofrer, a vida segue seu rumo e exige que você corra na mesma velocidade, agente aprende que ninguém sente e sofre como nós, que são poucas pessoas que se interessam com o que passa dentro de nós, de como vai a nossa alma, de como está nosso coração. Porque uma coisa é certo, “Ainda que não sangre, dói. Aprendemos a chorar baixinho, a sufocar os soluços no travesseiro, a sorrir quando o coração chora, aprendemos que muitas vezes as pessoas estão muito mais interessadas em saber os motivos e detalhes do nosso sofrimento do que simplesmente em nos dar uma força...

Nunca saberemos o quanto uma pessoa sofre, até passarmos pelo o que ela passou, e ainda assim, isto não nos faz entendedor da dor alheia, “somente o dono da dor sabe o quanto dói”, mas podemos ser solidários, podemos oferecer nosso ombro, dar um abraço que conforte, uma mão que ainda que não erga, caminhe entrelaçadas.

Lígia de Aquino

O CHORO





Por que sufocas teu sentimento?
Por que não deixas transparecer a sua dor?
Ninguém consegue ser forte o tempo todo, além do mais; não há nada de errado em chorar a perda de um ente querido... 

Ainda que você seja uma pessoa de fé, ainda que se apegue a alguma religião... Esses fatores é claro que ajudam muito o enlutado, porém você deve e tem todo direito de expressar a sua dor. 

Sua perda não é substituível, assim como você, Jesus também chorou a morte de Lázaro e reconheceu o grande estrago que a morte faz no coração dos humanos e também se compadeceu com a dor do próximo, por isso você deve expressar a sua dor, isto facilitará também a aproximação das pessoas que querem te ajudar, mas não sabem como. Lembre-se: "O amigo ama em todo tempo, mas é na angustia que nasce um irmão".

Lígia de Aquino

NUM TEMPO PARA ALÉM DA VIDA






São por ti 
As lágrimas que não consigo conter
E a dor que me fere a alma
Nas palavras que ficaram por dizer
Sem um adeus entre nós
Que iria ser amanhã...

Vejo quão ingrata é a vida
E quanto a esperança é vã
Resta-me olhar para o céu
Descobrir-te numa estrela
Imaginar-te a sorrir
E dizer-te como dantes
"Nós nunca estamos distantes
Quando o amor se faz sentir"
O beijo que não trocamos
Antes da tua partida
Apenas ficou adiado
Sem nenhum dia marcado
Num tempo para além da vida.


Blog: O Meu Refugio

EM MEU SILÊNCIO





Em silêncio total eu te escuto...
Te escuto quando me calo...
Te escuto quando minh'alma chora...
Te escuto quando não ouço tua voz...
Te escuto na chuva que cai...
Te escuto no vento que bate em minha janela...
Te escuto em cada pássaro que canta faceiro, anunciando mais um dia...
Em silêncio total eu te vejo...
Te vejo nas nuvens que riscam figuras no céu...
Te vejo na imensidão do nada...
Te vejo nas ruas, nas calçadas, nas praças e no campo...
Em silêncio total eu te sinto...
Te sinto no perfume da margarida flor...
Te sinto no cheiro da terra molhada...
Te sinto nas sombras do dia e da madrugada...
Em silêncio total eu te toco...
Te toco quando a água escorre entre meus dedos...
Te toco quando a areia da praia aquece meus pés...
Te toco quando abro meus braços para abraçar o vazio da sua ausencia...
Em silêncio total eu te escuto...
Em silêncio total eu te vejo...
Em silêncio total eu te sinto...
Em silêncio total eu te toco...
Em silêncio total EU TE AMO!

Joseti Gomes

A ULTIMA PROMESSA




Ao olhar te pela última vez nos olhos
Fiz uma promessa: 
Seguiremos junto o caminho ainda que doloroso,
Então segurarei tuas mãos quando o medo vir.
E mesmo quando for escuridão,
Caminharei contigo...
Prometo sempre enxugar suas lágrimas
E quando me chamar pelo nome
Irei correndo ao teu encontro...
Então me chama!
E quando tudo for solidão
Grite, grite bem alto, que daqui ouvirei tua voz,
E responderei: não estás só!
Quando tudo parecer perdido,
E o mundo desabar...
Olhe para o lado, e lá estarei para ajudar a reconstruí-lo!
Nas noites perturbadoras, onde o saudade e a dor da ausência tomarem conta de ti,
Chegarei de mansinho, tocarei de leve teu rosto e te farei compania.
Prometo não me separar de ti!
Mesmo que o tempo ainda não nos ajude
Ou mesmo tente nos afastar,
Teu nome estará escrito em minha vida,
E aonde quer que eu vá
Levarei você em meu pensamento!
E quando não conseguir mais caminhar,
Então estarei ao teu lado para ajudar-te a voar...
Essa é minha promessa de amor eterno!

SORRIA



Sorria você também. Sorria como naqueles velhos tempos. Onde um simples gesto ou a troca de olhar ja eram motivos sufientes para uma boa gargalhada. 

Mesmo que distante dos nossos amados, não devemos nunca deixar que o tempo e a distância nos roube o que de melhor ficou: A alegria e o amor pela vida.


Tenho a absoluta certeza que em todos os momentos que você sorri, ele estará sorrindo junto contigo e em todas as vezes que você chorar, ele enxugará as suas lágrimas.
Um forte abraço,

FELIZ ANIVERSÁRIO




Oito aninhos você estaria completando hoje. Você estaria tão feliz! Não sei como e nem por onde começar...

Eu deveria estar lhe desejando tudo que de mais belo há, tudo de mais precioso, porém Deus não quis assim e ainda hoje eu tento entender, porém  em vão.

Não consigo aceitar nossa separação, não consigo aceitar e entender que Deus tenha feito o melhor pra você. Não consigo entender o porquê de tanto sofrimento, não consigo aceitar que tenhamos que ficar separadas... é triste demais amar alguém que você sabe quer perdeu pra toda vida. É uma realidade muito dura. É um sofrimento que nunca acaba, é uma saudade que corta a alma.

Sofro por não te ver crescer, sofro por não poder cuidar de você, sofro por não poder te abraçar, por não poder lhe dar todo meu amor.

Hoje eu só queria apagar da memória toda dor e sofrimento que você passou. Eu falhei minha filha, eu não consegui te proteger, eu não consegui evitar, mas se eu pudesse, se Deus me permitisse escolher, teria ido no seu lugar.

Você partiu minha princesinha, levando consigo metade de mim, a outra metade que ficou partiu-se em pedaços e hoje eu tento reconstruir essa outra metade, mas sabendo que eu nunca mais serei a mesma, estarei marcada pra sempre e essas cicatrizes me farão lembrar do quanto um dia eu fui feliz ao seu lado e o quanto a minha vida será triste sem você.

Feliz aniversário meu anjinho, obrigada por ter me escolhido como mãe. Obrigada por me fazer tão feliz durante 04 anos e dez meses. Obrigada por me ensinar coisas lindas que jamais serão esquecidas.



Te amo meu anjinho, te amo pra sempre, do tamanho do INFINITO.

ENTRELAÇADAS


Toda despedida leva um pouco de nós e deixa um pouco do outro, quando realmente amamos e esse sentimento persiste em ficar ela se faz eterna em nossos dias.

Tantas vezes nos despedimos de alguém dizendo adeus com palavras, mas no nosso coração o sentimento e a vontade que fica é essa; não vai, fica aqui comigo, eu preciso tanto de você.


O fato é que soltam-se as mãos mas os corações ficam entrelaçados em um elo quase que infindável.


Os dias vão passando e em alguns deles as lembranças são marcantes em nossa na memória, meu coração ainda acelera e muitas vezes chora a “falta”.
De repente as pessoas que amamos vão para tão longe, e a dor daquele momento não cabe em nós, no coração, e transborda se transformando em lágrimas, lágrimas de quem ama, de quem sentiu esperanças, de quem acreditou que tudo iria terminar bem, mas nada foi como planejamos. 


Só diante da inevitável despedida percebemos o quanto os amamos, e a partir ficaram marcadas as boas lembranças, o amor, e a dor da eterna despedida. 

Sua presença é constante em minha vida, e sei que será eternamente, soltaram-se as mãos, afastaram-se se os olhares, mas o coração, o meu coração ficou ligado a ti.
Eu disse adeus, mas ainda espero por ti.

Texto -Sandra Nóbrega *Adaptado


DESPEDIDA


Creio ser essa uma das piores situações que passamos em nossas vidas aqui na terra, a dor da despedida...


Como dizer Adeus a quem a gente ama? 



Será que tivemos tempo para aproveitar todos os momentos a seu lado?
São perguntas que fazemos todos os dias ao abrir nossos olhos, pois nem sempre é possível dizer Adeus , muitas vezes nos achamos com o poder de prever o futuro, quem nunca fez planos ? Nunca deixou algo para depois?


Ai vem a questão, deixamos de viver o presente, e passamos a viver um dia de cada vez. Não deixar para amanhã o que posso fazer hoje, termos o prazer de deitar a cabeça na almofada e pensar que tudo o que podia ter feito nesse dia foi realizado nada ficou para traz. Às vezes em menos de um minuto perdemos alguém que queríamos que ficasse ao nosso lado a vida toda. E muitas vezes tivemos a chance de lhe dizer o quanto ela é especial e importante em nossas vidas. E então já é tarde de mais para aquele abraço, aquele beijo ou simplesmente um sorriso, que vão ser lembranças boas de um tempo que não volta mais. E a espera de um reencontro, será sempre o consolo de um coração partido e despedaçado pela dor da saudade que nunca passa.


E o que fazer diante de tudo isto? Valorizar cada momento, cada dia ao lado de quem realmente ama, pois só quem já experimentou essa despedida sabe a dor que ela trás. 



E para quem sente essa saudade esse vazio imenso de alguém muito querido que já partiu, somente nos resta esperar o reencontro eterno...

ELES CONTINUAM ENTRE NÓS



Na tristeza alegre, a saudade terá a proteção dos anjos. E o porta-retratos mudo se transformará na suave lembrança dos bons momentos. O lugar deles está garantido para sempre, mas outros rostos sorrirão para você. Surgirá outro amor e a esperança de novos planos. E, com o passar do tempo a tristeza será nuvem branca, mas passará. E voltará a alegria de viver! Cada um a seu tempo!

Tristeza faz parte da vida. A passagem faz parte da vida. Mesmo as emoções negativas são uma lição de aprendizado. A redenção da tristeza alegre mostra a resignação pelo que não pode ser modificado. E, através da resignação, a fé num Poder Superior se agiganta. 

Eles se foram! Partiram para outra dimensão, mas são eternos. Você não pode morrer agora. Precisa acordar seus sonhos adormecidos e acreditar na vida. Acreditar no amor e ajudar aqueles que ficaram, sorrir novamente. Fazer novos planos. Você não pode desistir!

Nesse momento, imagine uma ave colorida. Pense naquele ente querido que partiu para outra dimensão. Abra suas mãos e imagine o pássaro em suas mãos. Ele leva no bico uma mensagem para seu ente querido. Assopre e imagine o vôo do pássaro em direção à liberdade! A mensagem chegará ao seu destino e você vai melhorar a cada dia! Tudo tem seu tempo, sua hora! A vida é eterna e: 

"ELES CONTINUAM ENTRE NÓS!"

Zíbia Gasparetto


O QUE FAZER COM A SAUDADE



O que fazer? O que fazer com a saudade que ficou de alguém que já não volta? De alguém que vive só porque ficou em nós... O que fazer? O que fazer agora que já não podemos resgatar o sorriso de quem já foi? Agora que já não podemos abraçar quem não comprou bilhete de retorno.

Quando morreste não sabia bem como encarar estas perguntas. Não sabia como é que o teu brilho continuaria se já não estavas comigo... Se a felicidade que pairava no ar quando ainda vivo já não se encontrava mais perto de mim... E, então, perguntava: " O que fazer? O que vou fazer eu agora se não posso mais te abraçar como ontem?

E foi, então, que descobri: Que como hoje, amanhã também não estarias, que como amanhã, depois disto também não estarias... Durante dias, semanas meses e anos perguntei a mim mesma, durante centenas e centenas de momentos: O que vou fazer com as lembranças que ocupam todo vazio deixado pela sua ausência?

E, num longo e demorado processo, durante tanta revolta e angústia, percebi finalmente, que não podemos fazer nada porque a única coisa que nos salva de não perdermos aqueles que amamos para não voltar é a saudade. É difícil... Porque toda  saudade nos relembra que não há retorno possível para morte, mas é bom! É bom porque nos mantém acordados. Bom porque é a única coisa que faz a chama da vida dessas pessoas continuarem acesas em nós. Bom porque nos mantém num laço de amor, inquebrável e inatingível aos olhos de quem não sente.
Desta forma eu me mantenho sempre contigo e permaneço firme para aguentar as dificuldades da vida. Mesmo que eu não tenha mais a sua mão para caminharmos juntos, o vento me traz as lembranças, o amor e o carinho que guardei de ti.

Tantas e tantas vezes perguntei o que fazer com a  saudade. Onde guardar toda dor e todo amor que sinto por ti, e hoje sei, de uma certa forma eu sei o que fazer em cada momento. Sim porque há dias que não estamos tão bem, como também há dias que não estamos tão mal, e nestes dias não há nada que apazigue a dor da saudade, a dor da alma. Porque a morte trás sempre uma dor inesperada a quem continua vivo.

Hoje vivo, não sou a mesma pessoa de antes, porém me mantenho firme porque te guardo dentro de mim. E é isso que me faz sorrir, que me faz viver. Vivendo eu te mantenho vivo.


É na saudade que te encontro, é nela que vivo para poder estar sempre contigo e é nela que vives, nela respiro, reajo, nela meus sonhos são possíveis, pois é nela que te encontro, é a saudade que me faz acreditar que ainda posso te ter em meus braços.

FILHA QUERIDA, MEU ANJINHO, MINHA VIDA... SEI QUE UM DIA PODEREI TE ABRAÇAR NOVAMENTE, SERÁ UM ABRAÇO ETERNO, MAIS DO QUE UM ABRAÇO DE MÃE E FILHA, UM ABRAÇO DE DUAS PESSOAS QUE JAMAIS DEIXARAM DE SE AMAR.

VAZIO EM MIM



Quando sentimos falta de uma pessoa que nos é muito querida, amada e estimada, sentimos falta de nós próprios, isto quer dizer que algo se perdeu por entre os caminhos da vida e que ganhamos um vazio no coração que não sabemos como preenche-lo e nem se vamos um dia superar esta perda... 

Sabemos que nossos entes queridos ainda existem, porém não sabemos onde. Quando nos sentimos assim, com falta de alguém, com falta de nós, quer dizer que em nossos corações, o que permanece vivo em nossas memórias, a saudade e o amor, estão muito longe de serem alcançados por nossos olhos e isto nos entristece bastante, porém só deixa a certeza de que quando sentimos a falta, sentimos falta de nós mesmos porque ninguém sente falta de algo que não lhe pertence.

É doloroso viver com este vazio, vazio de nós, vazio de toda uma vida que nos preenchia, é doloroso perder e continuar a ter, porém  não ter mais com quem dividir todo amor  de uma vida. É doloroso se sentir cheio da pessoa amada, mas quando os procuramos encontramos apenas o vazio.

Hoje eu estou perdida no vazio, e a dor que este vazio causa parece que não tem fim. Sinto falta de ti, sinto falta de mim. Sinto falta de tudo que vivemos juntos, sinto falta do que deixamos de viver.

Sinto falta de você vivendo em mim.

Minha princesa, o tempo passa e a saudade aumenta cada vez mais. Tem sido muito difícil viver com este vazio que você deixou, porque não há nada que possa preenche-lo, porém me mantenho firme: por seu pai e seu irmãozinho e também pela esperança que tenho de um dia voltar a ser cheia de ti. Porque eu creio que um dia você voltará a preencher todo vazio que hoje existe em mim.

SEGUIR EM FRENTE


Seguir em frente...
Como se houvesse uma fórmula!
Sem dúvida é a tarefa mais difícil pra quem fica.

Por um momento nos vemos numa escuridão, nos sentimos só, acompanhados por uma tristeza que rasga o coração por inteiro, que tira a vontade de seguir em frente... Ainda que haja muitas outras estrelas no céu, perdemos a mais bonita, a mais brilhante, nos sentimos completamente perdidos sem a nossa estrela guia.

Como procurar uma luz em meio a tanta escuridão? Felicidade em meio a tanta tristeza? Seguir em frente quando quem mais você amou ficou lá traz, preso num passado que jamais poderá ser revivido, lá na frente em um futuro tão sonhado, mas que jamais poderá ser concretizado? Não sei como nem por onde começar, mas a verdade é que temos que seguir em frente.

Então o meu pedido de hoje é que Deus possa fazer com que enxergamos as inúmeras outras estrelas que brilham em nosso céu, pois são estas estrelas que nos mostram que ainda que tudo pareça dar errado é necessário seguir em frente e que as estrelas que um dia conquistamos nunca sairão do nosso céu, estarão sempre ali, em algum lugar da imensidão iluminando nosso caminho e nos ajudando a caminhar e a buscar novas estrelas para o nosso céu iluminar.


MORADA


Como cortar pela raiz se ja deu florComo inventar um adeus se ja é amorComo cortar pela raiz se ja deu florComo inventar um adeus se ja é amor

Não quero reescrever as nossas linhasQue se não fossem tortas não teriam se encontradoNão quero redescobrir a minha verdadeSe ela me parece tão mais minha quando é nossa


Como cortar pela raiz se ja deu florComo inventar um adeus se ja é amorComo cortar pela raiz se ja deu florComo inventar um adeus se ja é amor


Não me deixe preencher com vaziosO espaço que é só teuNão se encante em outro canto se aqui comigoVocê ja fez morada



SAUDADES SUA! AMO-TE A CADA DIA MAIS! ME DIGA PRINCESA: ATÉ QUANDO TEREI QUE VIVER SEM VOCÊ? SEM O SEU DOCE E MEIGO OLHAR? SEM AQUELE SORRISO QUE VOCÊ SÓ DAVA PARA A MAMÃE? 
TRISTE... TRISTE É COMO ESTOU ME SENTINDO AGORA...

SIGO EM FRENTE





Quando sentimos saudades de alguém é tão fácil "matar" essas saudades, vamos visitar essa pessoa ou então ás vezes um simples telefonema é o suficiente. Parece tão fácil...Mas não é!!! Nós mães de anjos sabemos que não é. 

Não existe maneira para de acalmar as saudades que moram nos nossos corações.
È difícil colocar em palavras o que sinto por não poder "matar" as saudades que carrego comigo.

Ás vezes sinto uma revolta enorme, mesmo sabendo que vou abraçar a minha filha de novo (é um das poucas coisas em que ainda tenho fé), outras alturas sou invadida por uma tristeza que me consome a alma. Só quero que o tempo passe para finalmente abraça-la.

A dor é uma constante, vai acompanhar-nos sempre até ao dia em que tiver-mos os nossos filhos nos braços outra vez. E é tão difícil lidar com as saudades e com a dor que elas nos fazem sentir,a dor é tão forte que se torna física.

Mas, eu vou falar por mim: Embora eu ache que seja assim para todas nós, sou perita em mostrar sentimentos bem diferentes, tornei-me uma profissional em mascarar a dor. Acho que vem com o pacote : Como ser mãe de um anjo. Somos fortes e ao mesmo tempo tão frágeis. Construímos muralhas e travamos as nossas próprias batalhas interiores, sem que ninguém se aperceba disso.

È um esforço constante o início de um novo dia, mas nós não somos de desistir, os nossos filhos também não o foram, e nós nunca o seremos.

Carregamos o peso do mundo no nosso coração, e fazemos com um sorriso enorme no rosto, mas se prestarem bem atenção vão ver a dor espelhada no olhar, a dor que vive entranhada na alma, e já pagou o aluguel para o resto das nossas vidas.

A dor que nos muda a todo instante, que nos faz ver o mundo e as pessoas de uma maneira bem diferente. A mim ensinou-me a ser cautelosa e a ver para lá das aparências, ensinou-me a não esperar demasiadamente do mundo porque nada é perfeito e nada dura para sempre.

Torna-se tudo tão pequeno depois que perdemos um filho. E mesmo assim os outros estão sempre em primeiro lugar, uma mãe é assim os seus "filhos", mesmo que não o sejam, acima de tudo.

E nós não desistimos de um filho nunca, a palavra desistir simplesmente não existe.
Nem mesmo quando o nosso filho nos é arrancado dos braços, nem quando vemos o seu último fôlego, nem mesmo assim uma mãe desiste.

Porque se nós desistir-mos então o que sobra para continuar-mos a viver?

Por isso é que mesmo com a saudade a nublar a minha visão, mesmo com a dor a consumir o meu coração, eu não desisto.

Eu ensinei a minha filha, a não desistir, a levantar depois de cair, e ela devolveu-me esse ensinamento para que eu nunca me esqueça.


Todos os dias eu morro de saudades da minha filha, mas eu não sei como se desiste, por isso sigo em frente!


Por Tania Sequeira

O SENTIDO DA VIDA E A PERDA


Paramos para refletir sobre o sentido da vida, quando nos deparamos com a morte de alguma forma; seja nossa ou de alguém próximo. No momento que vemos a vida por um “fio” é que reconhecemos o seu valor e o milagre de estarmos vivos.


Li um status de uma mãe (Rosa Vieira) que perdeu o seu filho (Murilo) para uma doença terrível, que dizia assim: - Tantos procuram a morte , meu filho tentou de tudo para viver!!! 

Viver é mais do que sobreviver. Sobrevivemos diariamente há inúmeros acontecimentos: sobrevivemos a violências, a desigualdades, a doenças, a miséria, a injustiça, a leviandades, a dor, ao sofrimento do corpo e da alma, porém; é quando nos deparamos com a perda que reconhecemos o quanto deixamos de viver.

Muitas vezes deixamos de dar um passo a frente, temendo sempre o pior, não admiramos e valorizamos o nascer de cada dia (que sempre nos da como espetáculo uma beleza diferente), a lua e o céu com suas inúmeras estrelas que nos enche de esperança e se torna uma bálsamo para nossas dores, deixamos de compartilhar e cuidar dos nossos semelhantes por puro egoísmo e orgulho.

Nos momentos difíceis pensamos que não iremos conseguir, porém; eis que surge em nós uma força que cresce na mesma proporção dos desafios, somos nós que escolhemos a maneira que vamos enfrenta-los. Podemos desistir ou não, se acomodar e simplesmente esperar o “fim”.

O Murilo, agora um anjo; não se acomodou; mesmo diante de tanto sofrimento e das dificuldades que vida lhe pôs, ele soube valorizar a vida, a importância de estar perto de quem se ama, de quanto é bom sorrir e receber um sorriso, o nascer e o por do sol, o valor de um abraço, da família, de um amigo... 

Mesmo tendo consciência de que não podemos fugir da dor, até porque ela procura um cantinho dentro de nós para se acomodar e nos fazer companhia, somos nós que escolhemos a forma como a encaramos e como reagimos a ela. Quando lhe faltar forças e a saudade lhe sufocar, pense no sentido da vida, lembre-se da lição de fé e esperança que seu ente lhe deixou como exemplo, pense no quanto ele lutou para viver, lembre-se do quanto ele amou, é este amor que dá sentido á vida.

Lígia de Aquino

FILHA O AMOR QUE SINTO POR TI É O QUE DÁ SENTIDO A MINHA VIDA. MESMO COM O CORAÇÃO E ALMA MUTILADOS, SEU AMOR ME FAZ PROCEGUIR, ESTE AMOR ME LEVA ATÉ VOCÊ TODAS A VEZES QUE A SAUDADE APERTA E AS LÁGRIMAS INSISTEM EM CAIR. OBRIGADA POR DAR SENTIDO A MINHA VIDA, OBRIGADA POR TER FEITO PARTE DELA.


ESPERANÇA, FÉ E OTIMISMO



Alguns dias atrás recebi uma mensagem, onde a pessoa me pedia para que fosse postado, mensagens de Esperança, Fé e Otimismo. Pensei então: Como falar de Esperança, Fé e Otimismo se muitas vezes não os encontro dentro de mim?

Quando passamos por um grande sofrimento, por uma grande perda, mudamos nossa concepção de vida, começamos a ver o mundo e tudo que nos rodeia de uma outra forma. A dor ensina é bem verdade, mas o preço é alto demais e seus ensinamentos são diários, você não aprende tudo de uma só vez, a cada dia que nasce; você tem uma lição diferente e só quem passa ou passou por isso consegue compreender o que estou dizendo.

Dói demais perder alguém! Por favor, não compare a perda de um emprego, uma separação, um bem material; com a perda de um ente querido, pois todas estas coisas você pode ter de volta, mas perder alguém que sempre esteve presente em nossas vidas  e que agora deixou apenas lembranças, deixa marcas profundas na alma. Pois a única certeza que temos é que nossos entes partiram para uma viagem sem volta, restaram apenas as demonstrações de carinho, fé, superação, lembranças de momentos que marcaram nossa convivência e que ficarão gravados em nossas mentes e em nossos corações.

Uma coisa é você sofrer por alguém que partiu, mas que você sabe que vai voltar, você imagina como vai ser o retorno, o abraço, suas palavras, sua presença viva... é um sofrimento que um dia terá fim, mas a “saudade eterna”... para essa não existe remédio nem tempo que cure.

Não existe uma receita pronta para se ter Esperança, Fé e otimismo. Não importa a sua religião, nos momentos de dor, quando o dia se tornar noite, e em sua volta for só escuridão; clame a Deus! Só Ele pode enxugar suas lágrimas: “Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados”. Só Ele pode acalmar a tempestade que nos impede de ver o horizonte. Só Ele nos mantém de pé diante das dificuldades e adversidades da vida. Quem ama não acredita no fim: “Aquele que crê em Mim, ainda que esteja morto viverá”!

Precisamos dar continuidade as nossas vidas, precisamos cumprir a missão que nos foi dada. Somente desta maneira diminuiremos a distância que nos separa dos nossos entes. Lembrem-se: “Agora pois permanece, a Fé, a Esperança e o Amor, estes três; porém o maior destes é o Amor”. E é este Amor que nos mantém de pé e que nos faz acreditar no reencontro e que mantém nossos entes vivos dentro de nós.


Lígia de Aquino

LÁGRIMAS



“Eu sei que ele foi para um espaço de luz. Mas não é esse o motivo de minhas lágrimas. 


Meus olhos choram de dor por saber que não verão mais sua presença bonita.

 
Minhas mãos choram por não poder mais tocar sua pele tão suave. 


Meus ouvidos choram porque não ouvirão mais sua voz amiga. 


Isso não tem a menor relação com o fato de saber que ele está em um espaço melhor. 



Eu posso entender que não é preciso chorar, mas não consigo impedir que meus olhos derramem suas lágrimas”.

PERDAS


Quando passamos por uma grande perda, encontramos dificuldades em manter viva a chama da esperança e principalmente em acreditar que a vida possa melhorar...

Ao longo de nossas vidas, sonhamos, idealizamos, fazemos planos; porém a perda nos ensina que não temos controle sobre a vida, aliás não temos controle sobre nada.

A saudade de nossos entes se apresenta de uma forma diferente, intensa, se torna nossa companheira fiel, porém não é capaz de preencher o vazio que ficou. Temos plena consciência de que o “Adeus” foi pra nunca mais voltar e ainda assim guardamos aquele espaço e o tornamos intocável, imaculado.

O que antes era cheio de presença, torna-se um grande vazio. A casa dobra de tamanho, no quarto podemos ouvir o som do silêncio, nos pertences os vemos em cada detalhe, porém não podemos toca-los. E mesmo eles não estando mais entre nós, tudo que fazemos é pensando em nossos entes, a eles dedicamos nossas vitórias e cada passo é como se estivesse indo ao seu encontro.

Muitas pessoas tentam ajudar de alguma forma, mas a dor, a tristeza, o luto é meu. As pessoas sentem, imaginam a dor, mas não tem a noção como isso pode doer infinitamente mais em mim. A dor da perda de um ente querido, não se compara, não se mede, é uma dor imensurável. É dor... infinitamente dor. Diante de um sofrimento como este, muitas vezes questionamos a existência de Deus, falamos sozinhos, gritamos na esperança de que Ele esteja ouvindo, na esperança de que Ele nos de uma resposta que possa amenizar esta dor...

Se hoje você está passando pelo luto, não retenha o seu choro, não esconda o seu sofrimento, perder dói! É preciso conhecer profundamente a dor, ter intimidade com ela. O tempo não cura nada, porém o fato de não termos controle sobre nada, incluindo o tempo, a vida mesmo se encarrega de nos sobrecarregarmos com outros acontecimentos, outras vivências... O fato é que: nossos entes sempre estarão conosco de alguma forma, seja nas lembranças ou na saudade, acompanhado de lágrimas ou de pequenos sorrisos. Eles se foram, mas nos levaram no coração e cada minuto que os tivemos ao nosso lado valeu por uma vida inteira.


Lígia de Aquino


DEUS OBRIGADA POR TER ME CONCEDIDO A BENÇÃO DE VIVER AO LADO DA MINHA PRINCESA POR 4 ANOS E 10 MESES. OBRIGADA POR DAR A CHANCE DE CONHECER E SENTIR A FORÇA DO AMOR INCONDICIONAL, OBRIGADA POR ME PROPORCIONAR AS MAIS BELAS LEMBRANÇAS E RECORDAÇÕES DA PESSOA MAIS BELA E ESPECIAL QUE FEZ E FAZ MESMO NA DISTANCIA PARTE DA MINHA VIDA.
FILHA EU LOUVO A DEUS POR TER SIDO SUA MÃE!
LOUVO A DEUS PELA SUA VIDA!
LOUVO A DEUS POR TER ME ABENÇOADO ATRAVÉS DE TI, POR TER ME CONCEDIDO A GRAÇA DE CONHECER O SEU AMOR INFINITO!!!!






Crie glitters aqui!


RESSUSCITANDO SONHOS © Copyright 2013. Design by JaahTemplates da Jaah.