DOR NÃO SE MEDE




Há muita falta de respeito pelos sentimentos alheios. Alguém conta de uma dor que está vivendo e aquele que está a ouvir já se apressa em lembrar que essa dor não é nada se comparada a dor que ele enfrenta. Quase uma disputa numa tentativa insana de mostrar quem sofre mais. Dor não se mede. Dor não se compara. Cada um sabe a dor que vive e que traz no peito. Por isso, não adianta compartilhar essa dor com aqueles que não têm sensibilidade. Há aqueles que não são bons ouvintes. Eles querem sempre falar, julgar, repreender. E não sabem silenciar.

Cada ser humano sente a sua própria dor e a sente do seu jeito e a seu modo. Digo isso, porque vejo gente que luta para demonstrar ao outro a intensidade de sua dor e nem sempre consegue. E nem sempre encontra a receptividade do outro para ouvi-lo. Há os que até dramatizam a própria dor na esperança de convencer os que estão ao lado e ganhar deles um pouco de compaixão. A sua dor não precisa de quem a reconheça ou a aprove para, enfim, tornar-se válida. Ela existe. Ela é sua. E só você sabe da força dela e dos estragos que ela pode causar. 

Se você não encontrar solidariedade no olhar de quem ouve, cale. Toda e qualquer palavra de sua parte não trará nenhuma modificação no modo de agir e de responder do outro. Lembre-se de Jesus no horto das oliveiras, quando se aproximava o momento de sua morte. Diz o texto bíblico que ele recorreu aos amigos mais próximos pedindo a eles que lhe fizessem companhia durante aquela noite.
Conta a história da bíblia que os amigos mais próximos dormiram e não conseguiram fazer vigília com ele. Os amigos mais próximos deixaram o mestre sozinho enquanto esse suava sangue, corroído pela dor daquele momento. Portanto, algumas dores, alguns momentos difíceis, terão que ser enfrentados na mais profunda solidão. Alimente menos expectativas a respeito da solidariedade daqueles que estão ao seu lado. Se até Jesus provou o gosto amargo da dor vivida na solidão, por que conosco deveria ser diferente? Alguns momentos da vida são mesmo assim: entre nós e Deus. E ninguém mais.

Dalcides Biscalquin


Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o texto. ninguem intende a nossa dor,somente aqueles que enfrentam a mesma dor.. força em sua batalha diaria um grande abraço apertado..

    ResponderExcluir




Crie glitters aqui!


RESSUSCITANDO SONHOS © Copyright 2013. Design by JaahTemplates da Jaah.